quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE WENCESLAU GUIMARÃES NÃO PAGOU 13º SALÁRIO DO FUNCIONALISMO NO ANO DE 2013.

.
Foto: Arquivo/O social em Foco
A prefeitura municipal de Wenceslau Guimarães, não pagou o 13º salário dos funcionários no ano de 2013. Ficou evidente nas ruas do município o descontentamento com o governo municipal, este que não deu nenhuma satisfação aos funcionários. Podemos nos recordar que no inicio do ano, a Assessoria de comunicação relatava em carro de som todas as ações favoráveis ao governo e agora quando a noticia não é “auspiciosa” ela se omite, como era de se esperar. É público que todos os municípios brasileiros estão sofrendo com a queda de repasses por parte do governo federal, entretanto a maioria deles gasta mal os recursos não tão escassos com enxurrada de cargos desnecessários a correligionários que ajudaram na campanha, como também com os débitos oriundos delas. Um exemplo claro de boa e eficiente administração é Gandu, que mesmo vivendo dificuldades, como todos os outros municípios, quitou os salários dos servidores, pagando o 13º salário antes da data estipulada por lei. Andando pelas ruas de Wenceslau Guimarães, no fim de ano, era fácil notar pessoas cabisbaixas com a situação, eles que são em sua maioria pais de família.  A fundação Hospitalar de Wenceslau Guimarães também não pagou o 13º salário dos funcionários no ano de 2013. Com esse, já são 2 anos que a referida instituição está inadimplente com os funcionários, no que concerne ao pagamento do 13º salário. A direção alegou que o hospital não dispõe de receita para o pagamento do benefício trabalhista.
O 13º salario é um benefício garantido a todo trabalhador pela Lei 4.090/62:

  Art. 1º - No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus.
        § 1º - A gratificação corresponderá a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.


Segundo o Portal da Transparência, o município de Wenceslau Guimarães recebeu no ano passado (2013), no acumulado geral do ano R$ 30.721.074,50. Confira abaixo a relação dos valores por área:

Fonte: Portal Transparência

Nenhum comentário:

Postar um comentário