"Se nos
Estados Unidos, a Black Friday é a largada da temporada de compras de Natal, no
Brasil, é uma data para varejistas enganarem consumidores ávidos". Foi
assim que o site da revista norte-americana "Forbes" destacou a ação
brasileira, que teve início na madrugada desta sexta-feira (29).
A publicação,
divulgada ontem (28), critica o evento no Brasil, destacando as fraudes e os
problemas ocorridos nas edições anteriores, como falta de produtos, demora na
entrega e, principalmente, descontos "falsos".
propaganda real, foto: Reprodução/ Facebook |
"Se os
brasileiros fizessem um Black Friday direito, eles teriam pessoas acampadas em
frente ao Pátio Higienópolis quinta-feira à noite", alfinetou o site.
"Enquanto a Black Friday nos Estados Unidos é um dia de negócios, no
Brasil ele é conhecido como o dia da fraude".
No texto, a
"Forbes" ressaltou, ainda, a preparação do governo e de entidades de
proteção ao consumidor para que o evento desta sexta não repita problemas
passados. "O departamento de defesa do consumidor de São Paulo [Procon-SP]
divulgou uma lista na última terça-feira com as 325 empresas que devem ser
evitadas no evento."
Outra medida
destacada pela publicação foi o código de ética elaborado pela camara-e (Câmara
Brasileira de Comércio Eletrônico), que tem o objetivo de proteger consumidores
e varejistas durante o evento por meio de normas de conduta e boas práticas
para promoções de e-commerce. Em teoria, se empresas violarem o código, elas
serão proibidas de participar do evento em 2014.
**Fonte: uol
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