sábado, 18 de maio de 2013

Coletiva esclarece sobre o processo de retomada da Gestão Plena da Saúde em Itabuna

Foto: ASCOM SESAB

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, o prefeito de Itabuna Claudevane Leite, e o secretário Municipal de Saúde de Itabuna, Renan Araújo, participaram na tarde última sexta-feira (17), de entrevista coletiva à imprensa, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, instituição da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. O tema tratado na coletiva foi o retorno de Itabuna à gestão plena da Saúde, fato que traz de volta para o município a responsabilidade de gerir todas as suas ações de saúde, nos três níveis de atenção (atenção básica, média e alta complexidade). 
Ao ser perguntado se o processo de retorno ao comando único da gestão da saúde em Itabuna estava finalizado, o secretário da Saúde do Estado Jorge Solla fez questão de elogiar todo o esforço da equipe da Prefeitura de Itabuna neste processo e de esclarecer que o motivo da sua presença era assegurar que não houvesse ruído na comunicação sobre essa informação, “estamos aqui para afirmar que Itabuna, na avaliação do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conseguiu reunir as condições para retornar ao comando único da gestão da Saúde”.
No entanto, Solla foi enfático ao destacar que o processo ainda não está finalizado, pois  necessita obrigatoriamente da aprovação final do Conselho Municipal da Saúde, que deve ou não ratificar as definições das federal e estadual. Com relação a data oficial para que o processo esteja concluído, Solla afirmou que agora depende apenas da decisão do Conselho Municipal, “Ele é soberano, tem total autonomia de decisão e deve nos próximos dias se reunir para avaliar quando o processo estará concluído”, afirmou.
O secretário Jorge Solla lembrou que hoje este processo está retornando a sua origem, pois foi o Conselho Municipal de Saúde de Itabuna que decidiu, em 2008, que a gestão da Saúde do município passaria para o controle da Sesab. Ele contou que naquele momento, o Conselho julgou que a Prefeitura de Itabuna não reunia condições de administrar as demandas existentes na área da Saúde e resolveu retirar a gestão plena do município.
As respostas do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, foram na mesma direção seguida pelo secretário Jorge Solla. Ele contou que esta foi mais uma etapa percorrida no caminho de retorno ao comando único da gestão da Saúde em Itabuna, meta de sua gestão, que está bem próxima de ser finalizada. “Nada aqui até anunciado surgiu por um passe de mágica, toda a trajetória da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, com a liderança de Renan Araújo, foi alcançada com muito trabalho, responsabilidade, profissionalismo e dedicação. O objetivo maior de todo esse processo é ver a população de Itabuna e região beneficiada”, declarou o prefeito.   
 *Informações: ASCOM SESAB .

Nenhum comentário:

Postar um comentário