segunda-feira, 18 de abril de 2016

BRASIL: CÂMARA APROVA INSTAURAÇÃO DE PROCESSO DE IMPEACHMENT

**Da Redação
Foto: Reprodução/G1
Hoje 17, em um domingo totalmente atípico em Brasília, numa sessão extraordinária, o plenário da Câmara dos Deputados, aprovou relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) que recomenda a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff do PT, dando inicio de fato ao possível afastamento da petista.
A sessão que foi iniciada às 14 horas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Como esperado, alguns parlamentares iniciaram um processo de tumultuo, o que foi contornado por outros, apaziguando a situação. Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment, foi o primeiro a subir à tribuna. Logo depois, o relator pronunciou-se por 25 minutos. Em seguida, os líderes partidários revessavam-se em pronunciamentos na tribuna até que por volta das 18 horas a votação propriamente dita começou.
Tanto parlamentares do Governo quanto da oposição mostravam-se esperançosos com a vitória. Todavia, exatamente ás 23h08min, com o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a Câmara alcançou o número mínimo para a instauração do processo de impeachment. Ao seu término, a sessão teve os seguintes números: 367 votos a favor, ou seja, 25 a mais do que a oposição precisava (342 votos), 137 votos contra, 7 abstenções e 2 ausências.
Agora o processo segue para o Senado, onde de fato pode acontecer a deposição de finitiva da Chefe do Executivo federal.
Foto: Reprodução/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário