sábado, 16 de fevereiro de 2019

WG- ENCONTRADA ONÇA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO?

***Da Redação
Foto: Reprodução/whatsapp

Circula nas redes sociais e em aplicativos de celular foto e áudio de uma onça que teria sido encontrada na zona rural de Wenceslau Guimarães, mais precisamente na região da Palmeira. No áudio que tem a suposta autoria do corpo de bombeiros voluntários de Gandu o animal é fêmea e estaria com um filhote. 
Wenceslau Guimarães, assim como Gandu estão situados no bioma Mata Atlântica, sendo fatos como esse compreendidos e que devem ser levados em consideração, uma vez que temos em Wenceslau Guimarães a reserva florestal de Nova Esperança, essa reconhecida por lei estadual. 
A Onça Pintada é um animal carnívoro ( se alimenta de carne), do gênero Panthera, presente em quase todos biomas brasileiros exceto nos pampas. Estimativas apontam a existência de menos de 10 mil desses animais em todo o país, sendo a a Mata Atlântica o bioma de maior proeminência. Protegido por lei, o felino não pode ser abatido, sendo que qualquer ocorrência deve obrigatoriamente ser comunicada ao IBAMA, órgão ambiental competente para resolver tal situação.
Em meio a notícia houve boatos que algumas pessoas estariam tentando organizar uma caçada para abater a onça. Lembramos que abater animal selvagem é crime ambiental.
 As onças são animais de hábitos crepusculares e noturnos, recomenda-se cautela daqueles que trabalham na zona rural, afim de evitar-se incidentes. o telefone do Ibama brasília é: 0800 618080, mais atenção esse serviço só funciona em dias úteis. Para outras informações o telefone da representação estadual é: (71) 3172-1650, em Maragogipe (75) 3526-1285. Tentamos contato com o Corpo de bombeiros Voluntários de Gandu, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário