segunda-feira, 20 de maio de 2013

HISTÓRIA DE WENCESLAU GUIMARÃES

WG - vista parcial
       A formação de um povoado, denominado Laje do Rio das Almas, no final do século passado, deu origem ao atual município de Wenceslau Guimarães. Elevada a distrito em 1919, recebia a denominação de Palmeiras, sob a jurisdição de Nova Boipeba. Município criado com território do distrito de Indaiá e parte do território do distrito de Nilo Peçanha, desmembrados de Nilo Peçanha, por força de Lei Estadual, de 19.07.1962, com a denominação de Wenceslau Guimarães. A sede, formada distrito em 1934, quando o distrito de Palmeiras teve sua sede mudada para a localidade de Tabocas, recebeu a denominação de Indaiá em 1938, e foi elevada à categoria de cidade, denominada por Wenceslau Guimarães, quando da criação do município.  A denominação de Wenceslau Guimarães trata-se do nome do tio de um Ex- vereador da época do município de Nilo Peçanha.
        
Situado a 290 km da Capital baiana, o município é banhado pelo Rio das Almas, que nasce na lagoa Santa, localizada na região do Rumo Perdido. Seus afluentes são: Rio Santa Luzia, Daramão, Rio Penedo, Rio Paciência, Samambaia, Tabocas, Rio Gandu, Riacho da Barra e Rio Palmeira. O Rio das Almas encontra-se com Rio Preto, por quem também é banhado, no município de Nilo Peçanha, onde desemboca no mar.O Rio Preto, aqui citado, é oriundo de três rios: um que nasce no município de Jaguaquara; outro em Ubaíra; e o Rio Piabanha, que nasce na região de Novo Horizonte, formando assim o Rio Preto, no Povoado de Três Braços e recebe água de alguns riachos do município.
     As principais serras e áreas de lazer do município de Wenceslau Guimarães são: Serra Grande na região de Nova Esperança, Serra do Azeitão na região de Daramão, Serra da Cipia na região do Putumuju, Pedra de Zeca na região do Rumo Perdido, Pedra do Sino na região da Fazenda Aurora, Pedra Lago Encantado na região do São João, Área verde da Barra, Ilha Bela na região da Cebola, Cachoeira de Dinho região da Cebola, Recanto de Palmeira. Conta ainda com uma reserva ecológica tombada pela UNESCO, situada a 2 Km do povoado de Nova Esperança e possui cerca de 1.900 hectares de área florestal e distante 57 Km da sede do município.  Os principais povoados e vilas do município são: Povoado de Cocão (distancia da sede 26 km), Povoado de Nova Esperança (distancia da sede 40 km), Povoado de Daramão (distancia da sede 44 km), Povoado Rio Preto (distancia da sede 11 km), Povoado do Alto do Paulo Bispo (distancia da sede 19 km), Povoado da Sarilândia (distancia da sede 08 km), Povoado de Palmeira (distancia da sede 20 km) e a Vila Tancredo Neves (distancia da sede 35 km).
               

Wenceslau Guimarães destaca-se no cenário nacional como maior produtor de Graviola, esta que dá nome aos festejos juninos no município. Ainda na agricultura existem diversos assentamentos de reforma agrária, estes que respondem por boa parte da produção agrícola do município.


Fontes de pesquisa:

                
**Redação O social em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário